09/12/2007

NOSSAS FESTIVIDADES

Estamos nos aproximando de uma das festas mais expressivas de nossa cultura, a Festa de Santo Reis, que acontece do dia 31 de dezembro ao dia 06 de janeiro.

A festa de reis tem sua origem na cultura portuguesa que aqui, especialmente em nossa região, ganhou um formato diferenciado. O conjunto denominado reisado é composto por um sanfoneiro, as “cantadeiras”, um mandador, três caretas e a atração principal, o boi de fama. Durante seis noites este conjunto sai de casa em casa fazendo cantoria e apresentando a dança do boi – é uma festa.

Nos últimos anos a festa ganhou ares de festival e o evento tem crescido muito, atraindo, a cada ano, uma verdadeira multidão. O festival ganhou maior destaque na vizinha cidade de Boa Hora.

Além da dança de reisado temos também como danças do nosso povo, a dança de São Gonçalo e a dança de São Benedito, todas com rituais de religiosidade, traço da cultura portuguesa.

O gosto musical do boqueirãoense é dominado pelo forró estilizado, mas sofre influência da musicalidade de várias outras regiões do Brasil, devido a grande migração, sobretudo dos jovens que entram em contado com novos gostos musicais e trazem como novidade, e que muitas vezes acaba pegando no gosto do povo.

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."