11/03/2013

PROPOSTA DE BRASÃO MUNICIPAL: RESGATE DA IDENTIDADE E HISTÓRIA DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Na sessão da Câmara Municipal de Boqueirão do Piauí, em 9 de março de 2013, o vereador Zeca Pinto (PTdoB) apresentou um projeto visando à instituição do Brasão do Município de Boqueirão do Piauí e sua integração à Bandeira Municipal.

Desenvolvido pelo Prof. Júnior Balduino, o Brasão adere estritamente às normas da Heráldica, ciência e arte que descreve escudos e brasões. Com cores e figuras representativas da história, geografia e cultura local, destacam-se o Rio Longá, a vegetação de cocais (carnaúba e babaçu), a planície de solo arenoso em esmalte bege, o céu em esmalte azul celeste, a Cruz simbolizando a origem do município, os ramos de milho representando a agricultura familiar, a Coroa Mural com cinco torres aparentes indicando a categoria de cidade autônoma, e uma faixa em azul com o nome do município e sua data de criação.

O projeto agora segue para apreciação da Comissão de Vereadores, com votação prevista nas próximas sessões. Caso aprovado, o Brasão será utilizado em documentos oficiais e cerimônias cívicas, em conjunto com os demais símbolos municipais, como a Bandeira e o Hino.

Anteriormente, em 1997, uma Bandeira havia sido criada para o município, destacando-se por duas faixas verticais laterais em azul, uma faixa branca central com imagens de palmeiras, uma estrela no canto superior esquerdo e a frase "Liberdade e Trabalho". Essa bandeira foi concebida pelo Prof. Moura, que na época tinha propriedade em Boa Hora e lecionava em Boqueirão.

Justificativa do Projeto:

O brasão de armas, assim como a bandeira municipal, são elementos simbólicos que representam a identidade do município, sua evolução política, econômica, costumes, tradições e arte. São manifestações visuais da identidade municipal aplicadas em formas e símbolos.

Os símbolos municipais, como o Brasão, a Bandeira e o Hino, devem ser conhecidos e empregados em documentos oficiais e eventos cívicos no município. Contudo, Boqueirão do Piauí ainda não possuía um Brasão Municipal, justificando a necessidade de sua criação.

A elaboração do Brasão do Município de Boqueirão do Piauí seguiu as normas da Heráldica, destacando-se como um importante resgate da identidade histórica e cultural da região. Se aprovada, a incorporação do Brasão à Bandeira seguirá o modelo apresentado abaixo.