06/09/2009

ÁGUA EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: CONSCIENTIZAÇÃO PARA UM USO RESPONSÁVEL

Um dos principais desafios enfrentados pela população de Boqueirão do Piauí é a escassez de água, especialmente nos meses de estiagem, de junho a dezembro. A falta de investimentos no sistema de abastecimento ao longo dos 15 anos de emancipação política agravou-se com o rápido crescimento populacional nos bairros Pequizeiro e Alecrim, bem como na Avenida Tancredo Neves. Embora tenham sido destinados recursos federais para investir em abastecimento de água, o problema persiste, e é hora de buscar soluções efetivas.

Uma das soluções passa pela conscientização da população sobre o uso responsável da água. Atitudes como lavar calçadas, regar terreiros e esquecer torneiras abertas contribuem para o alto consumo, sobrecarregando o sistema de abastecimento. É necessário promover campanhas educativas que incentivem práticas mais sustentáveis e economia de água, a fim de amenizar o problema.

Outro aspecto relevante é o setor de construção civil, aquecido em Boqueirão, o que demanda grande quantidade de água. Uma proposta apresentada na Câmara de Vereadores, de autoria do Vereador Antonio Balduino, busca adquirir um carro-pipa para abastecer as construções e serviços que não necessitam de água potável, permitindo que esta seja destinada prioritariamente ao uso doméstico.

É também necessário repensar a taxa básica de R$ 5,00 mensais cobrada pelo uso da água, pois pode não refletir o custo real desse bem escasso. No entanto, mais do que apenas repensar a cobrança, é imprescindível que a população compreenda a importância de um uso consciente da água, contribuindo para a comunidade e o meio ambiente.

A união de esforços da população, dos gestores municipais e da sociedade civil é fundamental para enfrentar esse desafio e garantir um futuro mais sustentável para Boqueirão do Piauí, onde todos possam desfrutar de um abastecimento adequado e preservar esse recurso precioso para as gerações futuras.