15/10/2009

DIA DO PROFESSOR: JÁ TEMOS O QUE COMEMORAR?

Para comemorar o dia do professor a Secretaria Municipal de Educação realizou uma festa onde o momento maior foi a homenagem aos professores que não estão mais na ativa, mas que contribuíram bastante nos primeiros anos de escolarização do povo boqueirãoense.

Mas será que temos o que comerar? Em relação aos professores de Boqueirão do Piauí a resposta é sim. Basta fazer uma reflexão de como é agora e como o professor foi tratado num passado bem recente, especialmente nos primeiros oito anos de emancipação.

Nesse passado recente ocorreram coisas que tiravam a dignidade dos profissionais da educação - tão importantes para o desenvolvimento da sociedade.

Absurdos como: professores mal pagos - os que eram pagos - pois quem não era do "esquema" e reclamava, simplesmente ficava sem seus vencimentos; para muitos ocorria de assinar "x" na folha enquanto recebia apenas "y"; décimo terceiro, abono férias e outros direitos não eram respeitados; etc.

Poucos eram os que tinham força de reclamar seus direitos, pois havia o exemplo dos que ousavam e que ficavam sem nada, passando por sérios apertos financeiros. Já a população, por muito tempo, não entendia a luta da classe dos professores por seus direitos e as vezes se posicionava contra suas reclamações.

Mas o tempo passou e já se pode perceber mudanças, no caso dos professores mudou para melhor - não que eu ache que esteja bom, pois os professores precisam ainda de uma valorização muito maior por parte dos governos e da sociedade em geral - falo em relação ao passado de Boqueirão do Piauí.

Hoje, aqui no município, os professores e demais funcionários tem um mínimo de dignidade. Os pagamentos estão em dia - o que não é favor nenhum; o município é um dos poucos da região que paga o piso salarial dos professores em sua totalidade; 13º, abono férias, tudo são direitos que agora são respeitados. Isso certamente trará bons resultados para educação de Boqueirão do Piauí nos próximos anos.

Olhar o passado vale para refletir sobre os erros cometidos e impulsionar ações e atitudes que mude uma realidade desfavorável. Mas o momento agora é de olhar para o futuro e visualizar uma cidade onde todos possam viver com dignidade e respeito mútuo, isso é o que se deseja e acredito que está sendo construído.