15/02/2010

PETI BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

O Carnaval em Boqueirão iniciou com o Peti Folia 2010. A festa foi realizada no Povoado Rua Dez e na cidade de Boqueirão do Piauí nos dias 11 e 12 de fevereiro para as crianças do Peti do município.

Aliás o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) tem funcionado muito bem aqui na cidade. Em 2009 o programa foi extendido para a zona rural com uma unidade de atendimento no Povoado Rua Dez e previsão para abrir uma nova no Povoado Olho D'água. É um dos poucos municípios no Brasil que possui Peti também na zona rural.

Como a tendência da educação no país é a jornada ampliada e/ou integral, onde os alunos entram na escola pela manhã e saem somente à tarde, aqui em Boqueirão muitas crianças já se encontram acostumadas a essa rotina devido ao peti.

As atividades de recreação do peti tem melhorado a assiduidade dos alunos. Só este ano já foi realizado um campeonato masculino e feminino com os atendidos no programa com uma grande festa.
O prefeito Raimundo Pinto está satisfeito com a coordenadora Selma Oliveira que está a frente desse trabalho junto com sua equipe.

O programa já existe no município há quaze dez anos, mas não havia um trabalho responsável que dava visibilidade ao peti. Isso porque a coordenação não trabalhava com autonomia de recursos que acabava por vezes sendo desviados para outros fins. Agora na atual administração municipal isso não ocorre mais e o programa vem ganhando destaque cada vez mais no atendimento as crianças do município.