08/10/2010

A SEMANA CULTURAL DO ENSINO MÉDIO EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: UMA TRADIÇÃO EM CRESCIMENTO

A Semana Cultural do Ensino Médio em Boqueirão do Piauí, idealizada pelos professores Diney e Balduino Júnior, nasceu como uma alternativa à Gincana Cultural da cidade, evoluindo ao longo dos anos para se tornar um evento tradicional.

Iniciadas nos anos 1990, as Gincanas movimentavam a cidade em várias edições, porém, em 2006, foi criada a primeira Semana Cultural do Ensino Médio, integrando atividades pedagógicas e culturais. Em 2008, o evento tornou-se o principal da escola, desenvolvido como projeto pedagógico.

O projeto envolve toda a comunidade escolar, dividindo-se em Atividades Pedagógicas, realizadas na escola e abertas à comunidade, e Atividades Culturais, ocorrendo na praça da cidade. Essa abordagem visa promover a integração entre alunos, professores, pais e comunidade, contextualizando o ensino e explorando manifestações culturais para estimular reflexões sobre a realidade local, regional e global.

Ao abrir suas portas à comunidade, a escola Professor Antonio dos Reis e Silva destaca talentos de alunos e professores, transformando-se em um local dinâmico que desperta o interesse dos jovens. Com quatro edições anteriores, a experiência acumulada permitirá que a Semana Cultural 2010 seja ainda mais qualificada, valorizando os 10 anos do ensino médio em Boqueirão do Piauí e homenageando aqueles que se destacaram nesse período.

Cronograma de Execução:

25/09: Reunião com professores para apresentação do projeto e sugestões;

27/09 a 08/10: Professores definem conteúdos a serem trabalhados;

11 a 15/10: Apresentação de metodologias e atividades pelos professores;

11/10 a 05/11: Exposição de conteúdos em sala de aula, preparação de atividades e ensaios;

08 e 09/11: Montagem de feiras e atividades;

10, 11 e 12/11: Realização de feiras e atividades culturais da V Semana Cultural.

Além disso, diversas outras atividades e atrações estão programadas, como jogo entre alunos atuais e ex-alunos, sessão de cinema, apresentações de dança, teatro e show com o grupo folclórico Dandiê de Teresina.