26/11/2010

BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: DEZEMBRO E JANEIRO COM FESTAS, ALEGRIA E TRADIÇÕES

Dezembro é, sem dúvida, o mês mais animado do ano em Boqueirão. Todos se envolvem no clima festivo de fim de ano, férias e diversas celebrações.

Nesse período, Boqueirão do Piauí costuma receber uma grande quantidade de visitantes, em sua maioria boqueirãoenses que residem ou trabalham em outros estados do Brasil. Estes retornam para reencontrar parentes e amigos no mês repleto de eventos, praticamente todos os dias, proporcionando momentos de confraternização e alegria em um clima de harmonia e paz.

Durante o dia, almoços e festas nas residências oferecidas por parentes são comuns, proporcionando encontros para desfrutar da companhia dos amigos. À noite, serestas e outros eventos animam a cidade, e os bares ficam lotados nesse período.

Na virada do ano, os boqueirãoenses costumam se reunir em família em suas residências ou em alguns dos bares da cidade. Isso vai até próximo da meia-noite, quando todos podem apreciar a queima de fogos e o show musical na praça da cidade.

Após aproveitar bastante na praça, muitos ainda participam do pancadão de fim de ano, tradição que ocorre no Clube da Galera e se estende até o amanhecer.

Entretanto, o espírito festivo não se encerra em 31 de dezembro para os boqueirãoenses. Já em 1º de janeiro, à tarde, acontece o desafio de futebol promovido pelos "trecheiros" (classe de profissionais de firmas) com uma banda de forró na praça.

As festividades continuam com a tradição de Reis, estendendo-se até 6 de janeiro. Nesse intervalo, destaca-se o festival de reisado na vizinha cidade de Boa Hora (a 9 km). Além disso, há o aniversário da cidade em 26 de janeiro.