05/02/2011

ANÁLISE DO CENÁRIO POLÍTICO EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: REFLEXÕES E DESAFIOS

Se há algo que os habitantes de Boqueirão do Piauí apreciam é uma discussão política. Nos finais de semana, críticos e defensores costumam se reunir nos bares da cidade, onde o tema predominante é invariavelmente a política. Esses encontros até ganharam um apelido - DDS (termo utilizado para designar reuniões de conversas dos trecheiros).

A menos de dois anos das próximas eleições municipais, as especulações estão em alta. Quem estará ao lado de quem? Quem possui votos e quem não possui? Quem emergirá como vitorioso e quem não alcançará êxito? É claro que qualquer previsão agora é precipitada, uma vez que, na política, o cenário pode mudar rapidamente.

A oposição local está fragmentada, em busca de união, embora muitos interesses sejam divergentes. Já o grupo da situação teve algumas baixas, mas consegue estabilidade suficiente para garantir a governabilidade por meio de alianças com as principais lideranças políticas.

É crucial observar que o perfil do eleitorado boqueiraoense está em transformação, à medida que as pessoas se tornam cada vez mais informadas e desfrutam de melhores condições de renda. Além disso, o acesso e a proximidade com a administração atual, que vivencia os problemas e dificuldades da população (o que não ocorria há pouco tempo), explicam talvez uma maior cobrança por melhorias - o que é positivo.

No entanto, talvez haja uma cobrança exagerada de ações puramente políticas, em detrimento das ações administrativas. Muitas expressões refletem bem isso, como: "é um bom administrador, mas não sabe fazer política"; "pode até pintar de ouro, mas isso não basta".

Apesar disso, acredito que na próxima eleição municipal não haverá a mesma motivação vista nas campanhas de 2004 e 2008, quando era forte a ideia era resgatar a dignidade dos boqueiraoenses devido a salários atrasados e outros problemas que afetavam a população. A atual disputa política parece se concentrar em desavenças pessoais e interesses pelo poder, com poucas perspectivas de mudanças administrativas significativas.

A administração atual priorizou os trabalhos nos dois primeiros anos para resolver pendências e gargalos que afetavam a chegada de recursos federais ao município, essenciais para o desenvolvimento. Agora, é crucial que esse trabalho se reflita em melhorias nas condições estruturais da cidade, para que a percepção da população em relação aos aspectos positivos dessa gestão melhore e se traduza em ganhos eleitorais.

É fundamental que os boqueiraoenses tenham cautela para garantir e ampliar as conquistas dos últimos anos, evitando prejudicar ainda mais o desenvolvimento do município, que poderia estar em um estágio mais avançado.