23/01/2012

POVOADO BARRO: OBRAS E SERVIÇOS TROUXERAM DIGNIDADE

Em visita ao Povoado Barro e localidades vizinhas (Aposento, Cachoeira e Santa Rosa) e conhecedor da situação de descaso que a população daquela região vivia, percebi o boom de desenvolvimento que aquela comunidade vem tendo nos últimos anos.

Há apenas quatro anos, lá não existia energia elétrica; boa parte das casas era cobertas com palha; o sistema de água, que não chegava em todas as residências, era movido por um motor hidráulico; o local onde funcionava a escola era inadequado; o acesso à comunidade era péssimo e piorava no período das chuvas; entre outras coisas que contribuía para a má qualidade de vida da população.

A chegada da energia elétrica e a atuação do poder público municipal na região vêm transformando significamente a vida dos residentes das comunidades da região do Barro, com obras e serviços que vem dando maior dignidade aquele povo. Essa mudança se reflete  até mesmo na postura das pessoas que se tornaram - digamos - mais receptíveis. Afinal,  a energia elétrica propicia a aquisição de diversos aparelhos elétricos como a televisão, por exemplo, que torna as pessoas mais bem informadas, melhorando a visão que elas tem do mundo e de várias outras situações que envolve a cidadania.

A contribuição do poder público municipal veio com a instalação de iluminação pública, que permite atividades noturnas; ampliação do abastecimento d'água, que agora chega a todas as residências do Povoado Barro, Aposento e Santa Rosa. Veio também com a construção de uma escola municipal, com ótimo padrão de qualidade; um pequeno espaço de lazer em frente a igrejinha local e a construção de uma estrada com pavimentação de piçarra que facilitará ainda mais o acesso à região.

Em consequência, da melhoria de vida da população, houve um freio na saída de moradores das pequenas localidades que se mudavam para as áreas urbanas. Também percebe-se mudanças na paisagem local com a construção de novas casas feitas de tijolos e teto de cerâmica que substituem as antigas casas de pau-a-pique cobertas com palha de babaçu.

O exemplo de crescimento da região do Povoado Barro tem ocorrido em todos os outros povoados e localidades do município de Boqueirão do Piauí, explicado pelo crescimento e melhoria do padrão de vida no país e pelas obras e serviços levados pela administração municipal, que agregam mais dignidade a população.