10/06/2012

DISPUTA POLÍTICA EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS ELEITORAIS

O cenário político em Boqueirão do Piauí não difere muito do que ocorre em diversas partes do Brasil. A dinâmica eleitoral desenrola-se como um intricado jogo de interesses, todos visando a conquista do poder.

Nessa região, todos os grupos políticos empreendem esforços na busca por aliados, buscando reforçar suas posições na iminente disputa eleitoral, marcada para iniciar em julho. Estratégias para enfraquecer o grupo adversário, tentando convencer lideranças a se desvincularem, são comuns nesta fase de negociações.

Até o momento, o grupo situacionista definiu sua pré-candidatura com o lançamento do atual prefeito, Raimundo Pinto (PTdoB), como postulante à reeleição. Seu companheiro de chapa deverá ser escolhido dentro da família do atual vice-prefeito, Manuel Cardoso.

Entre os grupos de oposição, pelo menos dois já lançaram suas pré-candidaturas: Joãozinho Conrado (PTC) e Solteiro (PT). Ambos disputam o apoio do ex-prefeito Raimundo Soares para uma possível composição de chapa. Entretanto, Raimundo Soares não pode se candidatar devido às restrições impostas pela Lei da Ficha Limpa.

Ademais, já são muitos os candidatos que anunciaram suas pré-candidaturas para o cargo de vereador, almejando conquistar os mais de quatro mil eleitores aptos a votar na próxima eleição.

Diante da acirrada disputa, é comum observar a divisão de famílias e o abalo de amizades, características marcantes em eleições de pequenas cidades. O mais crucial, entretanto, é que o vencedor compreenda suas responsabilidades e zele pelos interesses do município com responsabilidade e diligência.