03/06/2023

O VAQUEIRO E SUA IMPORTÂNCIA NA CULTURA DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

 A história da colonização e formação do Piauí está profundamente ligada aos vaqueiros, que desempenharam um papel crucial no desenvolvimento da região. A chegada de gado de outras áreas do Brasil abriu caminho para a expansão territorial. Essas práticas e costumes rurais sertanejos moldaram a estrutura socioeconômica do Piauí, com os vaqueiros desempenhando papel importante como administradores das fazendas e interligando lugares através das rotas do gado. Ser vaqueiro era uma aspiração para muitos que buscavam ascensão social e econômica, prestígio e reputação.

As canções e a literatura nordestinas retratam a vida de sacrifícios, paixões e conquistas dos vaqueiros. Na atualidade, as músicas exaltam seu desejo de status social e econômico, talvez influenciadas pela maior exposição nas redes sociais, servindo de inspiração e ajudando a reafirmar sua importância para a identidade cultural do nordestino.

O município de Boqueirão do Piauí tem suas origens também ligada à cultura do vaqueiro, a começar pelo nome – Boqueirão - que era dado à fazendas de gado da região. As principais festas relacionadas aos vaqueiros incluem vaquejadas como a famosa Vaquejada da Fazenda Boa Vista, realizada pela família Bernardo e seu vaqueiro Chico Júlio, além de eventos como o "boi na moita". No entanto, a Festa do Vaqueiro realizada durante os festejos de Nossa Senhora de Fátima, em maio, tem ganhado força. Essa festa atrai vaqueiros de toda a região e apresenta uma programação social e religiosa dedicada a esses importantes personagens da cultura nordestina.


Imagens: Portal RapaduraNews

Referência:

SILVA, Samara Mendes Araújo. FESTA DO VAQUEIRO: práticas culturais e religiosas sertanejas nas cidades piauienses no século XXI. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548772189_ef13afeb812f7571c9205ddce7600159.pdf . Acesso em: 18 Mai 2023.