02/12/2007

BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: NOSSA VEGETAÇÃO



A cidade de Boqueirão do Piauí, localizada no centro-norte do Piauí, é rodeada por matas de cocais que embelezam as entradas da cidade. A vegetação é composta, predominantemente, por árvores como o Babaçu, a Carnaúba e o Tucum.

Os babaçuais e os carnaubais formam uma vegetação típica do Meio-Norte nordestinho. A carnaúba é conhecida como a “árvore da vida”, porque dela pode ser aproveitada desde as raízes até a palha.

Esse tipo de vegetação é conhecida como Mata de Cocais e compreende também árvores como o Buritizeiro, o Tucunzeiro, entre outros. Ocorre principalmente em áreas úmidas próximos a brejos e rios e é considerada vegetação típica de cerrado.

Aqui no município de Boqueirão é aproveitada principalmente o extrativismo do Babaçu para fabricação de azeites e a Carnaúba para a retirada da palha e extração do pó que pode ser aproveitada na fabricação industrial da cera da carnaúba, produto de exportação. O fruto da carnaúba alimenta os rebanhos especialmente os de caprinos, e as raízes podem ser usadas como remédios caseiros.

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."