02/12/2007

EXPLORANDO A RIQUEZA DA VEGETAÇÃO EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ


O município de Boqueirão do Piauí, localizado no centro-norte do estado, possui exuberante vegetação de cocais, com destaque para duas árvores emblemáticas: o imponente babaçu e a versátil carnaúba.

Essa vegetação, conhecida como Mata de Cocais, abriga não apenas o babaçu e a carnaúba, mas também espécies como o buritizeiro, tucunzeiro e diversas outras. É uma vegetação de transição entre o cerrado e a floresta amazônica, característica do Meio-Norte nordestino, sendo encontrada principalmente em áreas úmidas próximas a brejos e rios.

Em Boqueirão do Piauí, destaca-se o extrativismo do babaçu, onde seu fruto é utilizado na fabricação de azeites e na culinária local, proporcionando sabores únicos. Além disso, a palha do babaçu é aproveitada em diversas outras atividades.

Outro destaque é a carnaúba, uma árvore conhecida como a "árvore da vida" devido à sua ampla utilidade. Em Boqueirão, trabalhadores do campo exploram a palha da carnaúba para a extração de um pó vendido à industrias na região que o transforma em cera de carnaúba utilizado na indústria de cosméticos, eletrônicos e outros setores, sendo um produto de exportação valioso. Além disso, o fruto da carnaúba serve como alimento para o gado, especialmente caprinos, e suas raízes têm aplicação na medicina caseira.