15/03/2008

BREVE HISTÓRICO DA BATALHA DO JENIPAPO

Em 13 de março de 1823 ocorreu em Campo Maior-PI a Batalha do Jenipapo. Este evento histórico foi muito importante para o processo de independência do Brasil, pois quando foi dado o grito de independência as margens do Rio Ipiranga em São Paulo, o Nordeste continuou sob o domínio dos portugueses.

Os piauienses lutaram para a integração do Nordeste ao restante do Brasil independente numa Batalha às margens do rio Jenipapo onde os corajosos piaienses lutaram armados de facão, foices, paus e pedra contra as tropas portuguesas fortemente armada do comandante Fidié.

Naquele 13 de março de 1823, das nove horas da manhã às duas da tarde, o que se seguiu foram ataques com derramento de sangue, mas, ao final, o ideal de Independência triunfou: pois apesar da vitoria aparente, Fidié não pode cumprir a missão que lhe havia sido confiada. (quadro pintado por Artes Paz).

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."