04/01/2010

FESTA DE REIS EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ


Acontece no início do ano aqui em nossa região, a tradição do reisado. Grupos organizados realizam do dia 01 ao dia 06 de janeiro, a visitação das casas, durante a noite. Aqui cada grupo é composto por três caretas, cantadeiras, um mandador e um sanfoneiro, alem do boi de reisado tambem chamado de "boi de fama".
Os mascarados representam o mal, sendo a concretização dos soldados de Herodes. Esta festa tem sua origem primária na Festa do Sol Invencível, comemorada pelos romanos e depois adotada pelos egípcios. Foi trazida para o Brasil pelos portugueses e ganhou diversas versões, dependendo de onde é realizado. Os tiradores de reisado são pessoas que ganham uma graça e fazem promeça para Santo Reis.
Em Boa Hora, à apenas 9km daqui, é onde o reisado ganhou grande notoriedade por conta da criação do festival de reis. Assim como em Boa Hora, aqui em Boqueirão do Piauí essa tradição tem mais de cem anos e são tirados por pessoas como o Sr. Inácio Firmino, João Bernado, Nonato Pinto, Antonio Pedro e Sr. Amadeus.

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."