24/05/2012

CONSUMO DE DROGAS PREOCUPA BOQUEIRÃOENSES E ESCOLA ESTADUAL REALIZARÁ PALESTRA

Esta matéria já havia sido publicada em maio de 2010. Por ser um tema atual, resolvi publicá-la novamente devido a uma palestra sobre drogas que vai acontecer neste sábado na Escola Estadual, aqui de Boqueirão do Piauí, a partir das 14h00.
____________________________

Nos últimos anos tem aumentado muito o número de jovens que consomem drogas ilícitas aqui em Boqueirão do Piauí.

Está cada vez mais comum ver grupos de jovens combinando locais para o uso dos entorpecentes. A maioria dos usuários tem o primeiro contato em viagens que fazem para trabalhar nos grandes centros urbanos do país, outros, mesmo sem nunca terem saído de Boqueirão, tem experimentado por incentivo dos colegas.

Por causa do vício alguns tem ido buscar a droga, principalmente, em Campo Maior para distribuir entre os usuários aqui na cidade, o que se configura tráfico de drogas. As drogas de uso mais comum entre os jovens boqueiraoenses é a maconha e a cocaína.

Há uma maior preocupação quando se pensa que o consumo de um tipo de droga leva ao consumo de outra ainda mais potente até chegar ao crack, o fundo do poço.

Como a maioria desses jovens são oriundas de famílias tradicionais, eles ainda tentam esconder o vício e se mantém, relativamente, tranquilos e respeitosos com a população, ou seja, sem cometer crimes que atentem contra o clima pacato da cidade. Mas a pergunta é: até quando?

O foco do combate às drogas deve ser, principalmente, livrar os adolescentes que estão em idade de risco e podem iniciar nessa vida cujo o final é sempre triste.

As instituições representativas da sociedade boqueiraoense precisam mobilizar-se para que não deixe o mal das drogas ameaçar a tranquilidade de nossas famílias. Para isso serão necessários realizar palestras nas escolas, nas igrejas, nas comunidades, entre outras ações de conscientização.

O que leva uma pessoa a usar drogas?
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc. (site: www.brasilescola.com.br).

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."