24/05/2012

CONSUMO DE DROGAS ENTRE JOVENS EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ PREOCURA E REQUER MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE

É perceptível o aumento significativo do número de jovens que consomem drogas ilícitas em Boqueirão do Piauí, tornando-se uma preocupação crescente na comunidade.

Observa-se uma tendência cada vez mais comum de grupos de jovens combinando locais para o uso de entorpecentes. Muitos desses jovens têm seu primeiro contato durante viagens para trabalhar nos grandes centros urbanos do país, enquanto outros, mesmo sem sair de Boqueirão, são incentivados pelos colegas a experimentar.

O vício tem levado alguns a buscar drogas, principalmente em Campo Maior, para distribuir entre os usuários na cidade, caracterizando-se como tráfico de drogas. A maconha e a cocaína são as drogas mais comuns entre os jovens boqueiraoenses.

O foco no combate às drogas deve visar, sobretudo, a proteção dos adolescentes em idade de risco, que podem iniciar uma vida cujo desfecho é frequentemente trágico.

As instituições representativas da sociedade boqueiraoense precisam mobilizar-se para evitar que o mal das drogas ameace a tranquilidade das famílias locais. Isso inclui a realização de palestras nas escolas, igrejas, comunidades, além de outras ações de conscientização.

Para entender as razões que levam alguém a usar drogas, pesquisas recentes apontam motivos como curiosidade, influência de amigos (o mais comum), vontade, desejo de fuga (especialmente de problemas familiares), coragem (para tomar atitudes que não tomariam sem o uso dessas substâncias), dificuldade em enfrentar situações difíceis, hábito, rituais, busca por sensações de prazer, facilidade de acesso e obtenção, entre outros (fonte: www.brasilescola.com.br).