13/09/2010

MELHORIAS DO SISTEMA DE SAÚDE EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ


Estivemos com o atual secretário de saúde de Boqueirão do Piauí Chico Pinto que relatou o trabalho que está sendo desenvolvido e que melhorou consideravelmente o atendimento de saúde no município.

Segundo o secretário quando ele começou a sua gestão em janeiro de 2009 encontrou a estrutura de saúde do município defasada. "Só tinha uma ambulância que estava na oficina quebrada; não tinha nenhum outro carro; não havia atendimento médico regular; os postos de saúde que existiam, não eram equipados e não funcionavam adequadamente".

Hoje a Secretaria Municipal já estruturou melhor a saúde do município e melhorou o atendimento. Atualmente dispõe de três ambulâncias (dois na zona rural) - Boqueirão do Piauí é um dos poucos municípios que mantém ambulância na zona rural - também adquiriu um automóvel para deslocamentos das equipes; ampliou e finalizou a construção de dois postos de saúde na zona rural.

Para melhorar o atendimento de saúde a secretaria conta com vários profissionais, inclusive com médicos especialistas. São 02 médicos clínico geral (PSF), 01 ortopedista, 01 ginecologista, 02 fisioterapeutas, 02 fonoaudiólogos, 01 psiquiatra, 02 psicólogos, 02 odontólogos, 01 nutricionista. Além dos especialistas, estão a disposição da população 02 enfermeiros, 10 auxiliares de saúde, 14 agentes de saúde e 07 motoristas.

De acordo com o secretário Chico Pinto a secretaria tem feito mais do que é de sua competência, "Sabemos que o atendimento de especialistas não é uma obrigatoriedade do município, mas se as pessoas estão precisando nós estamos oferecendo. Este é o diferencial do nosso trabalho no município de Boqueirão do Piauí".

O secretário considera como a ação mais importante do seu trabalho, a contratação dos médicos especialistas, especialmente da ginecologista, cujo atendimento é feita pela Dra. Marildete, considerada uma das melhores do Nordeste. Segundo ele o trabalho da Dra. Marildete tem salvado a vida de várias mulheres em Boqueirão do Piauí.

Chico Pinto destacou ainda como outra ação importante a aquisição de um carro para o transporte e acompanhamento de pacientes em Teresina, viagens feitas várias vezes na semana. "Isso ajuda a diminuir os gastos das pessoas carentes do município, pois o carro leva à Teresina, faz o acompanhamento necessário e, se for preciso, espera o paciente. E o paciente pode ainda contar com uma casa de apoio que mantemos na capital".

O secretário ressaltou ainda que esse trabalho só está acontecendo em Boqueirão do Piauí, por que tem total apoio do prefeito Raimundo Pinto, que segundo ele, dar autonomia nas ações de seus secretários municipais para realizar o que for preciso para melhorar a vida das pessoas.

Para reforçar o atendimento no sistema de saúde em Boqueirão do Piauí está para ser finalizada a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBAS). A construção da UBAS é uma parceria do governo do Estado com a Prefeitura Municipal.

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."