13/09/2010

SAÚDE DE QUALIDADE: MELHORA NO ATENDIMENTO E ESTRUTURA DE SAÚDE EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Estivemos com o atual secretário de saúde de Boqueirão do Piauí Chico Pinto que relatou o trabalho que está sendo desenvolvido e que melhorou consideravelmente o atendimento de saúde no município.

Ao assumir o cargo em janeiro de 2009, o secretário encontrou a estrutura de saúde defasada, com apenas uma ambulância na oficina, falta de atendimento médico regular e postos de saúde subutilizados. Hoje, a Secretaria Municipal revitalizou significativamente a saúde, contando com três ambulâncias (duas na zona rural), um carro para deslocamento das equipes e a conclusão de dois postos de saúde na zona rural.

A equipe de saúde, composta por diversos profissionais, incluindo médicos especialistas, demonstra compromisso do gestor do município. Chico Pinto destaca: "Sabemos que o atendimento de especialistas não é uma obrigação municipal, mas estamos oferecendo porque as pessoas precisam. Este é o diferencial do nosso trabalho em Boqueirão do Piauí".

O secretário considera a contratação de médicos especialistas, especialmente a ginecologista Dra. Marildete, como uma das ações mais importantes. Segundo ele, o trabalho da Dra. Marildete tem salvado vidas em Boqueirão do Piauí.

Outra ação significativa é a aquisição de um carro para transporte de pacientes a Teresina, contribuindo para reduzir os custos das pessoas carentes do município. Chico Pinto destaca a casa de apoio na capital como um recurso adicional para os pacientes.

O secretário enfatiza que esse progresso é possível graças ao total apoio do prefeito Raimundo Pinto, que proporciona autonomia aos seus secretários municipais para realizar ações necessárias em prol da melhoria da vida das pessoas.

Para reforçar ainda mais o sistema de saúde em Boqueirão do Piauí, a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBAS) está prestes a ser concluída, resultado de uma parceria entre o governo estadual e a prefeitura municipal.