16/10/2010

DECISÕES ELEITORAIS NO PIAUÍ: QUAL O MELHOR CENÁRIO POLÍTICO PARA O ESTADO?

Nessas eleições, ao pensarmos em termos do Piauí, é importante refletir sobre a seguinte questão: qual opção é melhor para o desenvolvimento do estado, Wilson e Dilma ou Silvio e Serra?

Historicamente, o Piauí foi um dos estados com os piores índices sociais do Brasil. No entanto, nos últimos anos, esses índices melhoraram significativamente, a ponto de deixarmos de ser o estado mais pobre da federação.

É inegável que muito foi realizado nos governos de Wellington e Lula. A infraestrutura urbana de muitas cidades do Piauí foi aprimorada com a pavimentação de estradas, construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), agências dos Correios, eletrificação rural, e construção de moradias, entre outras melhorias. A parceria entre o governo estadual e o governo federal foi de extrema importância para o desenvolvimento do estado, pois possibilitou a captação de recursos para diversas iniciativas.

No entanto, ainda há muito por fazer, o que justifica os argumentos da oposição de que muito mais poderia ter sido feito nos últimos anos.

Diante disso, temos duas possibilidades para o futuro das relações políticas que podem influenciar o desenvolvimento do Piauí: 1) a continuidade da parceria, com a vitória de candidatos aliados no governo estadual e federal (seja com Wilson e Dilma ou Silvio e Serra); 2) a vitória de candidatos não alinhados politicamente.

Caso haja um governo estadual não alinhado ao governo federal, isso poderia afetar as relações e o entendimento para a liberação de recursos para o Piauí. A disputa entre os partidos políticos no poder pode levar a um fortalecimento dos aliados e ao enfraquecimento dos adversários, usando-se da máquina administrativa.

Portanto, ao escolher em quem votar, é importante considerar essa análise e refletir sobre o que seria melhor para os piauienses. O Piauí é um dos estados que não pode se dar ao luxo de perder nessas eleições, e a decisão dos eleitores pode moldar o futuro do estado.