27/10/2010

SAIBA MAIS SOBRE O PADRE NESTOR

Padre Nestor iria completar 50 anos em Dezembro. Era filho de Manoel da Costa Nascimento e de Maria Saraiva Costa Nascimento numa família de 13 filhos. Nasceu no município de Boqueirão do Piauí, que na época pertencia a Campo Maior.


Seus amigos já percebia desde a infância seu dom para o sacerdócio. “Nós brincávamos dizendo, olha Nestor você ainda vai celebrar os nossos casamentos e batizar nossos filhos. E foi o que realmente aconteceu”, disse a Sra. Dorinha uma de suas amigas de infância.

(foto onde aparece o Pe. Nestor ainda como diácono, antes da ordenação)

Uma curiosidade, obtida de um coroinha presente na primeira missa do padre Nestor, lembra que o primeiro vinho consagrado pelo padre foi produzido por sua mãe, Dona Maria Saraiva.

O padre Nestor foi ordenado em maio de 1997. Para isso foi feita uma grande festa em praça pública na cidade de Boqueirão do Piauí, com a presença de muitos padres e do então bispo de Campo Maior, Dom Abel. Os boqueirãoenses que tem uma religiosidade muito forte, sentiram-se orgulhosos e maravilhados com a festa ordenação do padre Nestor.

Ainda na década de 1990 o padre Nestor lutava junto com outros amigos (Raquel Pinto, Luís Paulo, Raimundo Pinto – atual prefeito - entre outros) contra os desmandos da primeira administração municipal. Por isso muitas vezes foi perseguido pelos poderosos da época. No entanto sua idéia de ter o município administrado por um filho de Boqueirão que cuidasse melhor dos interesses da população foi ganhando força ao longo dos anos.

O prefeito Raimundo Pinto lamentou a morte de seu amigo e filho ilustre de Boqueirão do Piauí e decretou luto oficial de três dias. “Ele era um grande homem e do bem, tinha um grande censo de justiça” disse o prefeito.
A ultima visita do padre Nestor à Boqueirão aconteceu em novembro de 2009.

O corpo do padre chegará em Campo Maior na tarde de hoje e será velado na Igreja Santo Antonio. Será disponibilizado um ônibus para levar os boqueirãoenses até o velório do padre.