07/01/2011

CULTURA DO REISADO EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

A cultura do boi de reisado ainda é bem forte aqui em Boqueirão do Piauí. Todos os anos o Sr. Nonato Pinto monta o grupo de reisado.

O reisado representa a peregrinação dos três reis magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) que seguindo uma estrela foram levar presentes para o recém nascido Jesus Cristo. A cultura de reis veio para o Brasil trasida pelos portugueses, mas sofreu influencias da cultura africana e indígena.
Em várias partes do Brasil a festa de reis apresenta características diferentes. Aqui na região é realizada através de um grupo de reisado formado pelas cantadeiras, mandador, caretas e o dançador de boi. Tem também um aspecto religioso, já que o responsável por tirar reis geralmente está pagando graça fruto de uma promessa para Santo Reis.

As imagens mostram a cerimônia de matança do boi de reisado que acontece no dia 06 de janeiro. Muitos boqueiraoenses participaram da festa na residência do Sr. Nonato Pinto, que oferece um grande banquete aos "padrinhos" do boi, ou seja, as pessoas que colaboraram com dinheiro.

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."