07/01/2011

TRADIÇÃO VIVA: A CULTURA DO BOI DE REISADO EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

A cultura do boi de reisado permanece viva em Boqueirão do Piauí, sendo que todos os anos o Sr. Nonato Pinto lidera a formação do grupo de reisado.

O reisado simboliza a jornada dos três reis magos (Belchior, Gaspar e Baltazar), que, seguindo uma estrela, levaram presentes ao recém-nascido Jesus Cristo. A tradição do reisado chegou ao Brasil por meio dos portugueses, mas foi influenciada pelas culturas africana e indígena.

Em diversas regiões do Brasil, a festa de reis assume características distintas. Na nossa região, ela é celebrada por meio de um grupo de reisado composto por cantadeiras, mandador, caretas e o dançador de boi. Além disso, possui um aspecto religioso, já que o responsável por liderar o reisado geralmente está cumprindo uma promessa a Santo Reis como forma de agradecimento por alguma graça alcançada.

As imagens retratam a cerimônia da morte do boi de reisado, que ocorre em 6 de janeiro. Muitos boqueirãoenses participaram da festa na residência do Sr. Nonato Pinto, que oferece um generoso banquete aos "padrinhos do boi”, ou seja, às pessoas que contribuíram financeiramente para a celebração.