26/02/2011

BOQUEIRÃO DO PIAUÍ INTENSIFICA COMBATE À DENGUE COM MULTIRÃO DE PREVENÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Boqueirão do Piauí está promovendo um multirão de alerta e combate à dengue, abrangendo os principais povoados e toda a cidade.

O objetivo primordial é conscientizar a população, fortalecendo medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A equipe, composta principalmente por profissionais de saúde do município, recolhe pequenos depósitos onde a água pode se acumular e sensibiliza as pessoas para que contribuam no combate ao foco. Um carro de som acompanha o multirão, fornecendo informações sobre as ações que os moradores devem adotar.

O secretário de saúde, Chico Pinto, ressaltou que as amostras coletadas pelos agentes de endemia do município e enviadas para análise na regional de Campo Maior apresentam alto índice de risco para a dengue. Ele informou que a situação de alerta é mais intensa no Povoado Rua Dez, onde a proporção de amostras positivas foi de 15/20. Na cidade, o índice é de 5/20, concentrando-se principalmente no Bairro Alecrim.

Apesar da boa notícia de nenhum caso confirmado de dengue no município, o trabalho preventivo deve persistir e requer maior participação da sociedade.

___________________________________________________________

Sintomas: Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias, acompanhada por pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

Tratamento da Dengue: O tratamento envolve repouso e a ingestão abundante de líquidos, como água, sucos naturais ou chá. Medicamentos antitérmicos também são utilizados e devem ser prescritos por um médico.

Prevenção da Dengue: A regra fundamental é evitar o acúmulo de água, principalmente limpa, em qualquer recipiente, a fim de impedir a reprodução do mosquito, uma vez que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.