13/05/2011

BURACOS NO ASFALTO DE BOQUEIRÃO CAUSAM TRANTORNOS

Um trecho do asfalto da estrada que liga a BR 343 à cidade de Boqueirão do Piauí está bastante danificada com muitos buracos.

Mesmo quando não era asfaltada a estrada sempre apresentou problemas no local, devido ser muito "embrejado". Tanto que a obra de asfaltamento só foi realizada, neste trecho, após terem sido concluídas outras partes mais adiante.

No entanto, não se esperou findar as chuvas para voltarem a trabalhar no local. Isso por que a obra precisaria ser inaugurada logo e por isso, talvez, não fizeram o trabalho de compactação e de terraplanagem com maior rigor tecnico. O certo é que, hoje, o trecho encontra-se cheio de buracos.

Os buracos, certamente, contribuíram para ocorrência de dois acidentes graves no local. Foram dois tombamentos de carros, um em dezembro de 2010 e o outro no dia 1º de maio deste ano, felizmente nenhum com vítimas fatais.

Conversei com o prefeito de Boquerão do Piauí, Raimundo Pinto, para saber sobre quais providências já foram tomadas. Ele me relatou que, em parceria com o prefeito de Boa Hora Dr. Coelho, procuraram uma firma que está em serviço na região para fazer um orçamento da obra de recuperação, mas o engenheiro, que visitou o local, avaliou que os buracos já comprometeu a base do asfalto e, portanto, seria inviável, tendo em vista que a obra ainda está na garantia. O prefeito disse que já encaminhou ao DER-PI ofícios com fotos do trecho danificado.

- Considerando que o asfalto - inaugurado a pouco mais de um ano - possui cinco anos de garantia, está ainda sob responsabilidade da empresa executora. Sendo assim, talvez a solução seria acionar o Ministério Público para que a empresa que fez a obra possa vir consertá-la.