18/07/2011

EM BOQUEIRÃO ACONTECERÁ A 1ª FEIRA DO AGRICULTOR

No dia 24 de julho será realizado a primeira feira da agricultura familiar do município de Boqueirão do Piauí. A feira tem o objetivo de mostrar as pontencialidades ligadas às atividades agrícolas e artesanais do município.

A Emater com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e da Prefeitura Municipal de Boqueirão do Piauí, vem mobilizando os agricultores e artesãos da região que desejam participar do evento.

Nos últimos anos as atividades agrícolas tem perdido importância no município, sobretudo devido às novas gerações terem perdido o interesse pelo trabalho árduo da roça. Isso é explicado, especialmente, pelo interesse dos jovens em novas profissões adquiridas principalmente nas firmas. Outro motivo seria devido as propriedades de terras da região pertecerem a poucos que não a utilizam para produção agrícola. - Temos boas terras, muitas áreas úmidas (brejos), que poderiam ser melhor aproveitadas.

O produto que mais se destacava na agricultura familiar do município de Boqueirão do Piauí era a cultura da mandioca. A prova disso era as inúmeras casas de farinhas (local de beneficiamento da mandioca) que existiam e que hoje só algumas resistem.

A feira do agricultor será um estímulo importante a agricultura familiar e as atividades artesanais da região que, aliada a outras ações dos órgãos públicos, pode gerar oportunidades futuras para o nosso município.