07/01/2012

FESTA DE REIS 2012: TRADIÇÃO E GRANDIOSIDADE EM BOA HORA E BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

A festa de Reis é realmente muito especial aqui na região, especialmente na vizinha cidade de Boa Hora, a apenas 9 km de Boqueirão do Piauí. É em Boa Hora que ocorre o Festival de Reisado que atrai uma multidão todos os anos.

O Festival de Reisado é realizado com a disputa entre os diversos bois de Reisados de Boa Hora. No dia 06, no encerramento da festa, são realizados os shows de forró.

Como a cada ano o evento vem atraindo um público maior, um show apenas não seria capaz de atender o desejo de diversão de todos. Para se ter uma ideia, ontem, cinco grandes atrações de forró se apresentaram em Boa Hora: Washington Brasileiro e Mala sem Alça competiram com Arreio de Ouro, Forró Estourado e Desejo de Menina. As duas casas de shows estavam completamente lotadas, e a festa perdurou até o amanhecer.

Boqueirão do Piauí também mantém a tradição de Reis. Durante as seis noites, duas famílias pagadoras de promessas saem com seus Reisados nas residências para cantar e dançar. O Sr. Amadeus realiza a tradicional matança do boi no Povoado Dez de Janeiro, e o Sr. Nonato Pinto na sede do município, enquanto os populares acompanham ativamente a tradição, renovada a cada ano.

Para os boqueirãoenses e boaorenses, a festa de Reis é uma extensão das festividades de fim de ano que movimentam as duas cidades neste período. São muitos visitantes, geralmente de férias e dispostos a participar das festas e shows.

Agora, começa a bater a saudade, e fica a sensação de que 2012 realmente está começando cheio de desafios que precisam ser enfrentados e conquistados.