13/01/2019

HÁ UM MÊS, BOQUEIRÃO SE DESPEDIA COM EMOÇÃO DO EX-PREFEITO RAIMUNDO PINTO

No dia 13 de dezembro de 2018, pela manhã, os boqueirãoenses receberam a triste notícia do falecimento do ex-prefeito Raimundo Pinto, que não resistiu a complicações de saúde e foi levado às pressas para Teresina. A cidade ficou silenciosa em sinal de respeito por aquele que era conhecido carinhosamente como "Seu Raimundo" e que era um exemplo para todos.

Nas redes sociais, várias manifestações de pesar surgiram, demonstrando a comoção que a notícia causou. O velório na residência do ex-prefeito e na igreja Nossa Senhora de Fátima, onde ele era um assíduo frequentador, atraiu um grande fluxo de pessoas. Durante a missa, celebrada por seus amigos padres Juscelino, Alan Kardec e Claudiney, Raimundo Pinto recebeu homenagens emocionantes de familiares, amigos e admiradores.

Além disso, foi realizada uma sessão solene na Câmara Municipal, com a presença de todos os vereadores da atual legislatura, ex-vereadores, o vice-prefeito Raimundo Filho e outras autoridades e lideranças locais. Também estiveram presentes autoridades de outras cidades, como o prefeito de Boa Hora, Francieldo Canuto, o ex-prefeito e ex-deputado Cezar Melo, o deputado Robert Rios, e os advogados Dr. Edicarlos e Antonio Francisco.

Conhecido como Raimundo Pinto, Raimundo de Mesquita (seu nome verdadeiro) nasceu em 25 de agosto de 1950 na comunidade Passagem dos Pintos e desde cedo esteve envolvido com os trabalhos da comunidade. Quando criança, ajudou sua família nas tarefas de limpeza do terreno para a fundação da comunidade Conceição do Boqueirão, que posteriormente se tornou a cidade de Boqueirão do Piauí.

Originário de uma família humilde, Raimundo Pinto se aventurou pelo trecho, assim como muitos filhos de Boqueirão, e conseguiu se tornar eletricista como profissão. No entanto, mesmo quando retornava do trabalho, nunca deixava de cuidar de sua roça, pois tinha uma vocação inata para o trabalho. Na década de 1980, ele chegou a possuir um bar e um clube de festas, onde organizava eventos.

Outra grande paixão de Raimundo Pinto era o futebol. Torcedor do Vasco, ele chegou a ser o treinador da seleção do Povoado Boqueirão, que sagrou-se campeã de um torneio intermunicipal em 1989. Na época, ele também conquistou muitas amizades, inclusive em outros municípios, e consolidou sua posição como líder.

Com uma liderança consolidada e contatos com políticos influentes da região, Raimundo Pinto contribuiu para a emancipação política de Boqueirão do Piauí. Em 1996, ele se candidatou a vereador e foi eleito para a primeira legislatura do município. Em 2000 e 2004, concorreu ao cargo de prefeito, e mesmo não obtendo sucesso, manteve o apoio popular que o incentivou a persistir. Finalmente, em 2008, foi eleito prefeito da cidade, cumprindo integralmente o mandato de 2009 a 2012.

Como prefeito, Raimundo Pinto conduziu uma administração responsável e equilibrada, em consonância com suas virtudes de homem honrado, digno e respeitoso. Desse modo, deixou um legado importante não apenas pelos serviços prestados como político, mas também pelo exemplo de cidadania que representou.