07/01/2024

REGISTRO DA FESTA DE REIS 2024: BOA HORA REALIZA UM GRANDE ESPETÁCULO CULTURAL QUE ENCANTOU O PÚBLICO

A Festa de Reis 2024, realizada em Boa Hora, consolidou-se como o principal evento cultural do norte do Piauí. Este ano, a cidade se preparou para receber milhares de visitantes em busca de diversão e para vivenciar essa celebração única, aquecendo a economia local.

Entre os dias 31 de dezembro e 06 de janeiro, os participantes puderam acompanhar os grupos de reisados em peregrinação pelas casas durante as noites. Destaque para o encontro de reisado no dia 04 de janeiro e o Festival Oficial no dia 05, que contou com apresentações de 13 grupos de reisado.

A cerimônia da morte do boi, ocorrida no final da tarde do dia 06, nas residências dos tiradores de reisado, foi marcada por despedida com dança, laço do boi e recepção com oferta de jantar ao público. Uma celebração com manifestações de religiosidade e emoção pela saudade que fica.

O show de encerramento, promovido pela prefeitura municipal, atraiu uma multidão, possivelmente a maior registrada em todas as festas até então. Com Toca do Vale, Alvaro Neto e Chaguinha Desejo como principais atrações, os shows que começaram às 20h do dia 06 se estenderam até o amanhecer do dia seguinte.

A Festa de Reis, inicialmente introduzida no Brasil pelos portugueses, apresenta variações nas manifestações em diferentes regiões do país. Nessa região do Piauí, especialmente em Boa Hora, a celebração é realizada por grupos de reisado, composto por cantadeiras, mandador, caretas e o dançador com seu boi de fama. Por aqui a festividade adquire um caráter religioso, já que o líder do reisado geralmente cumpre uma promessa a Santo Reis por alguma graça alcançada.

Até os primeiros anos de 2000, Boqueirão do Piauí também era forte nessa tradição, com tiradores de boi como os Srs. Sousa, Inácio Firmino, João Bernardo, Nonato Pinto, Sr. Amadeus. No entanto, foi em Boa Hora que o reisado ganhou notoriedade e destaque em nível estadual e nacional. A criação do Festival de Reisado no final dos anos 1990 não apenas absorveu e centralizou as celebrações em Boa Hora, mas também manteve viva a tradição, visto que as novas gerações abraçam e participam ativamente com orgulho dessa rica cultura.

Neste ano a festa foi publicitada em matéria veiculada no Jornal Nacional da TV Globo.