26/02/2011

BOQUEIRÃO DO PIAUÍ INTENSIFICA COMBATE À DENGUE COM MULTIRÃO DE PREVENÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Boqueirão do Piauí está promovendo um multirão de alerta e combate à dengue, abrangendo os principais povoados e toda a cidade.

O objetivo primordial é conscientizar a população, fortalecendo medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A equipe, composta principalmente por profissionais de saúde do município, recolhe pequenos depósitos onde a água pode se acumular e sensibiliza as pessoas para que contribuam no combate ao foco. Um carro de som acompanha o multirão, fornecendo informações sobre as ações que os moradores devem adotar.

O secretário de saúde, Chico Pinto, ressaltou que as amostras coletadas pelos agentes de endemia do município e enviadas para análise na regional de Campo Maior apresentam alto índice de risco para a dengue. Ele informou que a situação de alerta é mais intensa no Povoado Rua Dez, onde a proporção de amostras positivas foi de 15/20. Na cidade, o índice é de 5/20, concentrando-se principalmente no Bairro Alecrim.

Apesar da boa notícia de nenhum caso confirmado de dengue no município, o trabalho preventivo deve persistir e requer maior participação da sociedade.

___________________________________________________________

Sintomas: Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias, acompanhada por pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

Tratamento da Dengue: O tratamento envolve repouso e a ingestão abundante de líquidos, como água, sucos naturais ou chá. Medicamentos antitérmicos também são utilizados e devem ser prescritos por um médico.

Prevenção da Dengue: A regra fundamental é evitar o acúmulo de água, principalmente limpa, em qualquer recipiente, a fim de impedir a reprodução do mosquito, uma vez que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.

LEIA MAIS...

18/02/2011

ASSALTO A LAN HOUSE EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Bandidos assaltaram uma lan house em Boqueirão do Piauí na madrugada desta sexta-feira. Foram levados cinco computadores, uma máquina copiadora e uma pequena quantia em dinheiro. O prejuizo calculado é de mais de dez mil reais.

Segundo o proprietário, José Raimundo, conhecido como Sabará, ao chegar para abrir o estabelecimento, percebeu que a porta encontrava-se fechada, mas sem o cadeado. "Foi um choque quando vi que tinham roubado os computadores" disse Sabará.

O impressionante foi a ousadia do assaldo, já que a Lan House fica localizado no centro da cidade à pouco metros do posto de saúde, onde tem um vigia noturno, e não muito distante da delegacia de polícia. Uma vizinha disse que ouviu um barulho de um carro chegando na porta do estabelecimento, mas não saiu pra ver.

O dono, José Raimundo, encontra-se bastante abalado com o ocorrido já que montou a lan house há pouco menos de um ano, "acredito que esse assalto foi planejado com um tempo, não tenho certeza se houve alguma motivação pessoal... Mas vou dar prosseguimento ao negócio, vou levantar a cabeça e bola pra frente" declarou.

O delegado Pedro Filho disse que esse caso trata-se de um furto qualificado e que já tá apurando as pistas. Disse também que ainda não tem certeza se o crime foi praticado por um indivíduo ou se foi por uma quadrilha. "Há suspeitas, mas precisamos apurar melhor o caso" declarou o delegado.

É um tipo de crime ao qual os boqueirãoenses não estão acostumados - e nem devem, pois a cidade é pacata e quando ocorre algum assim a população fica assustada.
fonte: meionorte.com
LEIA MAIS...

16/02/2011

FLAGRANTES DE AGRESSÃO AO RIO LONGÁ

Especialmente nesse período de cheia do Rio Longá recebe muitos visitantes aproveitam principalmete os finais de semanas para o lazer em suas águas, que em algumas partes são agitadas com a formação de cachoeiras.

O trecho do Rio Longá aqui em Boqueirão é de uma beleza exuberante, as rochas escurecidadas contrastando com a coloração barrenta das águas e o verde da vegetação de suas margens ajudam a montar uma paisagem atraente aos olhos.

O rio fica a aproximadamente 3 km da cidade e nessa época de cheia é um convite para o lazer do banho e da pesca.


Nos finais de semana á área onde fica a barragem fica lotada. Mas junto com os visitantes vem também a sujeira que eles deixam. É um desrespeito ao meio ambiente e uma agressão a esse rio tão generoso.

Os flagrantes desse desrespeito é bem visível, como podem serem percebidas nas imagens, muitas latas de cervejas, garrafas, copos, sacos plásticos e outros lixos domésticos são deixados para trás pelos frequentadores. O pior é quando há eventos no local e alguns quebram garrafas de vidro que são jogados na água que pode até causar acidentes.

O ideal seria que os frequentadores recolhessem o lixo, especialmente os de difícil degradação, para que pudesse serem jogados em um local mais adequado. Os promotores de eventos devem disponibilizar um recipiente para a coleta do lixo e ainda promover a conscientização dos visitantes quando houver festas no local.
LEIA MAIS...

05/02/2011

ANÁLISE DO CENÁRIO POLÍTICO EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: REFLEXÕES E DESAFIOS

Se há algo que os habitantes de Boqueirão do Piauí apreciam é uma discussão política. Nos finais de semana, críticos e defensores costumam se reunir nos bares da cidade, onde o tema predominante é invariavelmente a política. Esses encontros até ganharam um apelido - DDS (termo utilizado para designar reuniões de conversas dos trecheiros).

A menos de dois anos das próximas eleições municipais, as especulações estão em alta. Quem estará ao lado de quem? Quem possui votos e quem não possui? Quem emergirá como vitorioso e quem não alcançará êxito? É claro que qualquer previsão agora é precipitada, uma vez que, na política, o cenário pode mudar rapidamente.

A oposição local está fragmentada, em busca de união, embora muitos interesses sejam divergentes. Já o grupo da situação teve algumas baixas, mas consegue estabilidade suficiente para garantir a governabilidade por meio de alianças com as principais lideranças políticas.

É crucial observar que o perfil do eleitorado boqueiraoense está em transformação, à medida que as pessoas se tornam cada vez mais informadas e desfrutam de melhores condições de renda. Além disso, o acesso e a proximidade com a administração atual, que vivencia os problemas e dificuldades da população (o que não ocorria há pouco tempo), explicam talvez uma maior cobrança por melhorias - o que é positivo.

No entanto, talvez haja uma cobrança exagerada de ações puramente políticas, em detrimento das ações administrativas. Muitas expressões refletem bem isso, como: "é um bom administrador, mas não sabe fazer política"; "pode até pintar de ouro, mas isso não basta".

Apesar disso, acredito que na próxima eleição municipal não haverá a mesma motivação vista nas campanhas de 2004 e 2008, quando era forte a ideia era resgatar a dignidade dos boqueiraoenses devido a salários atrasados e outros problemas que afetavam a população. A atual disputa política parece se concentrar em desavenças pessoais e interesses pelo poder, com poucas perspectivas de mudanças administrativas significativas.

A administração atual priorizou os trabalhos nos dois primeiros anos para resolver pendências e gargalos que afetavam a chegada de recursos federais ao município, essenciais para o desenvolvimento. Agora, é crucial que esse trabalho se reflita em melhorias nas condições estruturais da cidade, para que a percepção da população em relação aos aspectos positivos dessa gestão melhore e se traduza em ganhos eleitorais.

É fundamental que os boqueiraoenses tenham cautela para garantir e ampliar as conquistas dos últimos anos, evitando prejudicar ainda mais o desenvolvimento do município, que poderia estar em um estágio mais avançado.

LEIA MAIS...