03/02/2009

BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: CONHEÇA O NOSSO RIO LONGÁ

O nosso rio Longá já está novamente na época de cheia. No início a água fica meio barrenta por causa dos sedimentos trazidos de suas margens ao longo do percurso.

Vários afluentes desaguam no Rio Longá e aumentam bastante seu volume d´água neste período. O Rio Longá passa a apenas 3 km da cidade de Boqueirão do Piauí e proporciona boas opções de banho.

O rio que era rico em peixes, se encontra ainda várias espécies como curimatá, branquinha, mandi, surubim, carrião, piau, entre outras. Mas nos últimos anos tem sofrido com a pesca predatória em épocas de águas baixas, quando se utilizam o tigui(raiz da qual se extrai substância que desorienta os peixes) e também na época da piracema, onde mesmo com a pesca  proibida, os pescadoreas não respeitam o período da desova dos peixes e acabam até utilizando redes de pesca.

A pesca predatória  tem consequência direta no desaparecimento de éspecies de peixes do rio ao longo dos anos. - Precisamos de uma mudança radical no comportamento dos pescadores para que possam respeitar mais a natureza e cooperar para que as gerações futuras tambem possam usufluir do rio e de sua riqueza de espécies.

"Este site usa cookies do Google para fornecer seus serviços e analisar o tráfego. Seu endereço IP e user agent são compartilhados com o Google, além das métricas de segurança e desempenho, para garantir a qualidade de serviço, gerar estatísticas de uso e detectar e eliminar abusos."