29/01/2013

DESTAQUES DOS ÚLTIMOS MESES EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: PRINCIPAIS EVENTOS E ACONTECIMENTOS

Após meses sem postagens, muitas coisas importantes aconteceram no município que deixaram de ser registradas, descumprindo o objetivo para o qual o site foi criado. Diante disso, segue um resumo do que de mais importante ocorreu nos últimos seis meses:

1 - ELEIÇÃO MUNICIPAL

A eleição ocorrida em 7 de outubro resultou na vitória do candidato de oposição Solteiro, que derrotou seu principal oponente, Raimundo Pinto, que buscava a reeleição. A diferença de votos foi de mais de duzentos.

A campanha dividiu a opinião dos eleitores e foi acirrada até o final, tornando o resultado final imprevisível. A união do candidato Solteiro com o ex-prefeito Raimundo Soares foi determinante para a vitória da oposição nas eleições de outubro.

Entre os principais vencedores da eleição, destacam-se: o prefeito eleito Solteiro, por conseguir a aceitação de uma união que parecia improvável com Raimundo Soares; o vice-prefeito Edimilson Bernardo, que havia se enfraquecido politicamente após a derrota na última eleição da Câmara Municipal; o ex-prefeito Raimundo Soares, que voltou ao cenário político; o vereador Carlinhos Bernardo, que se elegeu e ajudou a garantir, de última hora, a indicação de seu irmão Edimilson como candidato a vice; Marcelo Silva e Gilberto Gomes, atuais secretários de saúde e esporte, respectivamente, que inicialmente estavam ao lado da situação e saíram devido a desentendimentos.

2 - ACONTECIMENTO TRÁGICO

Na tarde do dia 28 de outubro, a população de Boqueirão do Piauí foi surpreendida com a trágica notícia da morte prematura do adolescente Dhanrley Oliveira, filho da professora Selma Oliveira. A morte de Dhanrley comoveu todos os moradores de Boqueirão do Piauí e também amigos de outras cidades.

Dhanrley, de apenas 16 anos, faleceu após a moto que conduzia colidir violentamente com outra moto que vinha em sentido contrário em uma das curvas perigosas da estrada que liga as cidades de Boa Hora e Boqueirão do Piauí. O acidente também resultou na morte do outro motociclista envolvido, que residia no município de Boa Hora.

Durante a missa de corpo presente, muitos adolescentes choraram a morte do amigo. Os pais de outros jovens também se comoveram com a dor da mãe Selma e do pai Simão. O cortejo fúnebre até o cemitério foi acompanhado por uma multidão, todos emocionados com a despedida.

3 - FINAL DE ANO

O final do ano em Boqueirão do Piauí, como de costume, trouxe muitos filhos que trabalham em outros estados do Brasil, embora em menor número se comparado aos anos anteriores. No entanto, as tradicionais serestas ocorreram, sendo a seresta do Sr. Matheus a que atraiu o maior público, alcançando um recorde de espectadores.

Devido ao término do mandato, o já tradicional Reveillon das Famílias não foi realizado na virada do ano. Assim, após as diversas confraternizações realizadas pelas famílias em suas residências, muitos foram para o Baile de Fim de Ano no Clube da Galera, onde geralmente celebram até o amanhecer.

Uma peculiaridade dessa região é que as festividades de final de ano se estendem até o dia 6 de janeiro com as celebrações do Dia de Reis, especialmente na vizinha cidade de Boa Hora. Lá é realizado um grande Festival de Reisado no dia 5, que atraiu um público expressivo este ano. No encerramento das festividades, em 6 de janeiro, o público desfrutou de um show na Praça com várias atrações, incluindo Washington Brasileiro. Também houve apresentações no clube, com as bandas Chica Égua, Mala Sem Alça e Furacão do Forró.