17/02/2013

DESTAQUES DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA DE 2013 EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: PROJETO DE LEI PARA O DIA MUNICIPAL DO TRECHEIRO

A sessão que marcou a abertura do ano legislativo de 2013 em Boqueirão do Piauí, realizada no último dia 16, foi bastante movimentada. Um grande público acompanhou os trabalhos dos vereadores e teve a oportunidade de conhecer os primeiros posicionamentos políticos de seus representantes na Câmara.

Durante sua estreia, o vereador Zeca Pinto (PTdoB) apresentou um projeto de lei para a criação do Dia Municipal do Trecheiro, a ser comemorado anualmente em 29 de dezembro. O vereador, que também é representante da classe a ser homenageada, afirmou que está cumprindo uma promessa de campanha.

Para escolher a data, o vereador consultou alguns colegas de profissão e considerou o dia 29 de dezembro o mais apropriado, uma vez que já foi utilizado para a realização da tradicional Festa do Trecheiro e está inserido nas festividades de final de ano, quando muitos desses trabalhadores retornam ao município para rever familiares e amigos.

A seguir, apresentamos a justificativa completa do projeto:

_____________________________________
- "Trecheiro" é uma denominação popular dada ao funcionário da indústria de construção e de montagem. É um profissional que tem grande contribuição no crescimento do município de Boqueirão do Piauí, observado pelo fortalecimento da economia local através dos recursos financeiros enviados para suas famílias residentes no município e consequente melhoria das condições sociais através do aumento da renda familiar.

O Trecheiro está representado em todas as famílias boqueirãoenses, que em menor ou maior grau teve sua vida modificada pelos recursos adquiridos pelo trabalho em firmas dos grandes centros urbanos do país.

Assim a criação do Dia Municipal do Trecheiro será o reconhecimento da importância deste profissional na transformação da sociedade boqueirãoense.-
__________________________________________

Na mesma sessão, também foram apresentados requerimentos para a reforma da estrada até o Povoado Cabeceiras (Vereador Filho Gentil); construção da estrada para o Rio Longá (Vereador Zeca Pinto e Vereadora Ceiça Leite); construção de uma passagem molhada sobre o brejo na estrada para o Povoado Crioli (Vereador Zeca Pinto); e construção de calçamento nas vias Av. Primavera, Rua Santa Luzia e Rua Félix Soares (Vereadora Ceiça Leite).

Outros destaques da sessão

O destaque da primeira sessão foi o discurso do Vereador Chico Pinto (PTdoB), que ocupou a Secretaria Municipal de Saúde na gestão anterior. O vereador foi publicamente acusado pelo atual secretário, Marcelo Silva, de desviar recursos da saúde ao final de seu mandato. Chico Pinto utilizou documentos para comprovar, em seu pronunciamento, que os recursos permaneceram nas contas da secretaria de saúde, explicando que os repasses foram creditados em 29/12/2012, mas só ficaram disponíveis a partir de 03/01/2013. O vereador cobrou do atual secretário que realize o pagamento dos funcionários para os quais esses repasses foram destinados.

Durante sua fala, o vereador Gilvan Barroso (PTdoB) mostrou surpresa com o decreto do prefeito Solteiro, que declarou estado de calamidade pública no município de Boqueirão do Piauí, convocando a população a ficar atenta, já que nessa situação o prefeito pode contratar serviços e fazer compras sem licitação. Segundo o vereador, esse fato o surpreendeu, pois o município teve uma administração bem-sucedida, deixando para o novo governo um montante em dinheiro superior a meio milhão de reais. O vereador apresentou extratos e documentos comprobatórios.

O vereador Carlinhos Bernardo (PTB) elogiou o prefeito pelos serviços de limpeza das vias públicas realizados na cidade, afirmando que o novo governo tem apresentado um bom início de mandato. Os dados apresentados foram questionados pelo vereador Zé Cazuza (PP).

A próxima sessão está agendada para sábado, dia 23 de fevereiro, e espera-se que a população esteja motivada a acompanhar os trabalhos dos vereadores na Câmara Municipal.