28/10/2010

BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: ESCOLA DE SOLDA TREINA PROFISSIONAIS

Foi instalada em Boqueirão do Piauí uma escola de treinamento profissionalizante, por iniciativa do João Porca, profissional respeitado na área de solda industrial. A escola denomina-se Escolinha de Solda João Porca que já está na sua décima segunda turma em formação.

Hoje a escola atende vinte alunos, todos dentro dos padrões EPI, ou seja, usam equipamentos de proteção individual. Dois cursos são oferecidos, o de soldador tig e soldador eletrodo que, nas firmas, tem um salário inicial em torno de dois mil e duzentos reais.

Para quem já exerce a profissão de soldador e deseja se aperfeiçoar, a escola disponibiliza uma sala de treinamento especialmente para este fim.


O que vem chamando a atenção é a procura das mulheres em se profissionalizar em solda industrial. Na escolinha do João Porca já foram formadas quatorze mulheres. Maricélia, uma das alunas que veio de Nossa Senhora de Nazaré, relatou que sempre quis ser uma profissional dessa área, mas foi influenciada também por amigos que já exerce a profissão.

A maioria dos alunos que procuram a escolinha ainda não concluíram o Ensino Médio. A profissão permite promoção para níveis superiores, mas para isso é necessário, além do Ensino Médio completo, ter experiência na área e fazer um curso de qualificação para uma das várias modalidades como: Inspetor LP, Inspetor N1, Inspetor N2. Com essa qualificação o salário é muito maior ao do início da profissão.

Conversei com o proprietário, João Porca, que falou que pretende formar duas turmas nesse período. Ele disse ainda que o diferencial agora é que os alunos recebem no final do curso um certificado validado por um inspetor de solda formado e credenciado.

Os alunos formados na escolinha de solda João Porca são encaminhados para exercer a profissão na área de montagem industrial em várias empresas espalhadas pelo Brasil. Segundo João Porca, a necessidade de profissionais nessa área está ascendente devido ao crescimento do país, inclusive com vários postos de empregos no Nordeste.

Os empregos são principalmente em empresas que montam tubulações, caldeiras entre outros serviços de indústrias de celulose, petroquímica, fábricas de alimentos, etc.
LEIA MAIS...

27/10/2010

SAIBA MAIS SOBRE O PADRE NESTOR

Padre Nestor iria completar 50 anos em Dezembro. Era filho de Manoel da Costa Nascimento e de Maria Saraiva Costa Nascimento numa família de 13 filhos. Nasceu no município de Boqueirão do Piauí, que na época pertencia a Campo Maior.


Seus amigos já percebia desde a infância seu dom para o sacerdócio. “Nós brincávamos dizendo, olha Nestor você ainda vai celebrar os nossos casamentos e batizar nossos filhos. E foi o que realmente aconteceu”, disse a Sra. Dorinha uma de suas amigas de infância.

(foto onde aparece o Pe. Nestor ainda como diácono, antes da ordenação)

Uma curiosidade, obtida de um coroinha presente na primeira missa do padre Nestor, lembra que o primeiro vinho consagrado pelo padre foi produzido por sua mãe, Dona Maria Saraiva.

O padre Nestor foi ordenado em maio de 1997. Para isso foi feita uma grande festa em praça pública na cidade de Boqueirão do Piauí, com a presença de muitos padres e do então bispo de Campo Maior, Dom Abel. Os boqueirãoenses que tem uma religiosidade muito forte, sentiram-se orgulhosos e maravilhados com a festa ordenação do padre Nestor.

Ainda na década de 1990 o padre Nestor lutava junto com outros amigos (Raquel Pinto, Luís Paulo, Raimundo Pinto – atual prefeito - entre outros) contra os desmandos da primeira administração municipal. Por isso muitas vezes foi perseguido pelos poderosos da época. No entanto sua idéia de ter o município administrado por um filho de Boqueirão que cuidasse melhor dos interesses da população foi ganhando força ao longo dos anos.

O prefeito Raimundo Pinto lamentou a morte de seu amigo e filho ilustre de Boqueirão do Piauí e decretou luto oficial de três dias. “Ele era um grande homem e do bem, tinha um grande censo de justiça” disse o prefeito.
A ultima visita do padre Nestor à Boqueirão aconteceu em novembro de 2009.

O corpo do padre chegará em Campo Maior na tarde de hoje e será velado na Igreja Santo Antonio. Será disponibilizado um ônibus para levar os boqueirãoenses até o velório do padre.
LEIA MAIS...

26/10/2010

MORRE EM MANAUS O PADRE NESTOR

Morreu na manhã desta terça-feira o Padre Nestor, que é natural de Boqueirão do Piauí. Ele completaria, em dezembro deste ano, 50 anos de idade e era filho de Manoel da Costa do Nascimento e de Maria Saraiva Costa Nascimento.

(na foto o padre Nestor - de óculos - conversa com o padre Claudiney, numa missa realizada em Boqueirão do Piauí em 2008)


O padre foi ordenado em 1997 na sua cidade natal com uma grande festa em praça pública. Foi para Manaus em 2002. Ele era um ativista dos movimentos sociais e foi grande crítico do descaso político nos primeiros anos de administração municipal em Boqueirão.

Segundo informações o padre Nestor José Almeida sofreu um ataque cardíaco fulminante nas primeiras horas da manhã de hoje, quando dirigia seu veículo na volta para casa. Em consequência do ataque, o carro, desgovernado na avenida Torquato Tapajós, terminou caindo num igarapé.

O padre atuava nas paróquias do Alvorada, Ajuricaba e Campos Elíseos. Além de suas atividades como pároco de várias igrejas da comunidade Planalto e adjacência.

O prefeito de Boqueirão, Raimundo Pinto, lamentou a morte do padre que era seu amigo e declarou que foi uma grande perda para Boqueirão do Piauí, pois era uma pessoa boa e com muito censo de justiça.

(populares observam a retirada do carro - foto: Alesson Sicsú)

O c
orpo do padre deverá ser transferido para Campo Maior na madrugada do dia 27, onde será velado na Igreja Santo Antonio.
LEIA MAIS...

16/10/2010

DECISÕES ELEITORAIS NO PIAUÍ: QUAL O MELHOR CENÁRIO POLÍTICO PARA O ESTADO?

Nessas eleições, ao pensarmos em termos do Piauí, é importante refletir sobre a seguinte questão: qual opção é melhor para o desenvolvimento do estado, Wilson e Dilma ou Silvio e Serra?

Historicamente, o Piauí foi um dos estados com os piores índices sociais do Brasil. No entanto, nos últimos anos, esses índices melhoraram significativamente, a ponto de deixarmos de ser o estado mais pobre da federação.

É inegável que muito foi realizado nos governos de Wellington e Lula. A infraestrutura urbana de muitas cidades do Piauí foi aprimorada com a pavimentação de estradas, construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), agências dos Correios, eletrificação rural, e construção de moradias, entre outras melhorias. A parceria entre o governo estadual e o governo federal foi de extrema importância para o desenvolvimento do estado, pois possibilitou a captação de recursos para diversas iniciativas.

No entanto, ainda há muito por fazer, o que justifica os argumentos da oposição de que muito mais poderia ter sido feito nos últimos anos.

Diante disso, temos duas possibilidades para o futuro das relações políticas que podem influenciar o desenvolvimento do Piauí: 1) a continuidade da parceria, com a vitória de candidatos aliados no governo estadual e federal (seja com Wilson e Dilma ou Silvio e Serra); 2) a vitória de candidatos não alinhados politicamente.

Caso haja um governo estadual não alinhado ao governo federal, isso poderia afetar as relações e o entendimento para a liberação de recursos para o Piauí. A disputa entre os partidos políticos no poder pode levar a um fortalecimento dos aliados e ao enfraquecimento dos adversários, usando-se da máquina administrativa.

Portanto, ao escolher em quem votar, é importante considerar essa análise e refletir sobre o que seria melhor para os piauienses. O Piauí é um dos estados que não pode se dar ao luxo de perder nessas eleições, e a decisão dos eleitores pode moldar o futuro do estado.

LEIA MAIS...

12/10/2010

VEJA A HOMENAGEM DA TV MEIO NORTE AO DIA DO PIAUÍ


O dia 19 de Outubro é feriado em comemoração ao dia da Proclamação da Independência no Piauí. Esse fato ocorreu na cidade de Parnaíba.

Foi a partir deste dia que as tropas portuguesas sediadas em Oeiras (primeira capital do Piauí) deslocaram-se para Parnaíba, sob o comando de João José da Cunha Fidié para combater os emancipadores. Isso desencadeou a Batalha do Jenipapo ocorrida em Campo Maior em março de 1823 na tentativa de barrar as tropas de Fidié.

São fatos históricos que dão ao Piauí papel importante na luta pela independência do Brasil.
LEIA MAIS...

HOMENAGEM AO DIA DA CRIANÇA

Quero homenagear todas as crianças do Brasil. Cuidemos para que elas aproveitem bem a infância e sua alegria de viver e se transfomem em cidadãos e cidadãs mais conscientes e preparadas para transformar positivamente a sociedade, tornando o mundo um lugar melhor para todos. - PARABÉNS.
LEIA MAIS...

08/10/2010

A SEMANA CULTURAL DO ENSINO MÉDIO EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ: UMA TRADIÇÃO EM CRESCIMENTO

A Semana Cultural do Ensino Médio em Boqueirão do Piauí, idealizada pelos professores Diney e Balduino Júnior, nasceu como uma alternativa à Gincana Cultural da cidade, evoluindo ao longo dos anos para se tornar um evento tradicional.

Iniciadas nos anos 1990, as Gincanas movimentavam a cidade em várias edições, porém, em 2006, foi criada a primeira Semana Cultural do Ensino Médio, integrando atividades pedagógicas e culturais. Em 2008, o evento tornou-se o principal da escola, desenvolvido como projeto pedagógico.

O projeto envolve toda a comunidade escolar, dividindo-se em Atividades Pedagógicas, realizadas na escola e abertas à comunidade, e Atividades Culturais, ocorrendo na praça da cidade. Essa abordagem visa promover a integração entre alunos, professores, pais e comunidade, contextualizando o ensino e explorando manifestações culturais para estimular reflexões sobre a realidade local, regional e global.

Ao abrir suas portas à comunidade, a escola Professor Antonio dos Reis e Silva destaca talentos de alunos e professores, transformando-se em um local dinâmico que desperta o interesse dos jovens. Com quatro edições anteriores, a experiência acumulada permitirá que a Semana Cultural 2010 seja ainda mais qualificada, valorizando os 10 anos do ensino médio em Boqueirão do Piauí e homenageando aqueles que se destacaram nesse período.

Cronograma de Execução:

25/09: Reunião com professores para apresentação do projeto e sugestões;

27/09 a 08/10: Professores definem conteúdos a serem trabalhados;

11 a 15/10: Apresentação de metodologias e atividades pelos professores;

11/10 a 05/11: Exposição de conteúdos em sala de aula, preparação de atividades e ensaios;

08 e 09/11: Montagem de feiras e atividades;

10, 11 e 12/11: Realização de feiras e atividades culturais da V Semana Cultural.

Além disso, diversas outras atividades e atrações estão programadas, como jogo entre alunos atuais e ex-alunos, sessão de cinema, apresentações de dança, teatro e show com o grupo folclórico Dandiê de Teresina.

LEIA MAIS...

04/10/2010

ANÁLISE DAS ELEIÇÕES 2010 EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Em Boqueirão do Piauí as eleições foram realizadas com relativa tranquilidade. Durante todo o dia de votação o coparecimento dos eleitores foi bem abaixo do número oficial, em algumas urnas foi de pouco mais de 50%.

No Povoado Olho Dágua, com duas seções e 496 eleitores aptos a votar, a votação terminou somente às 19 horas.

O número de eleitores que compareceram para votar foi de apenas 2.647 dos 4.340 eleitores aptos. O que chamou a atenção foi o grande número de abstenções com 1.146 votos (43%) e de votos nulos que foi de 438 votos (16,5%).

O resultado não reservou muita surpresa. Veja a análise:
O candidato Robert Rios apoiado pelo prefeito foi o primeiro colocado com 22% dos votos, uma maioria de mais de 200 votos sobre o segundo colocado Antonio Félix que ficou com 13%.

A deputada federal Iracema Portela, com apoio do prefeito, obteve uma votação de mais de 850 votos com uma vantagem de 435 votos sobre o segundo colocado, Marcelo Castro. Nas eleições anteriores o deputado Marcelo Castro era sempre o primeiro colocado no município.

Veja os números para senadores: Wellington Dias 2.002 votos e Ciro Nogueira 1.574 votos. Considerando os votos de Wellington e Ciro e comparando com os votos de Mão Santa e Heráclito (candidatos de oposição) dar uma diferença de 2.400 votos, ou seja, diferença de 44.5%.

Para governador o primeiro colocado em Boqueirão foi Wilson Martins com 1.647 (62,22%), o segundo foi João Vicente com 489 (18,47%). Silvio obteve 488 votos (18,44).

Veja os números de Boqueirão do Piauí para presidente: Dilma 2.377 votos (84,59%); Serra 271 (9,64%) e Marina 147 votos (5,23%).

Ainda vamos ter o segundo turno para governador e para presidente, mas é uma eleição mais tranquila e sem grande acirramento na disputa entre os grupos políticos - pelo menos aqui em Boqueirão. O bom mesmo é que a vida vai voltar ao normal e agora é só esperar que os eleitos possam realizar um ótimo trabalho, principalmente para o nosso município.
LEIA MAIS...