26/02/2012

POSTAGENS QUE FORAM DESTAQUES NO MÊS DE FEVEREIRO

Como estamos recebendo muitos novos visitantes, resolvi fazer uma relação de postagens que foram destaque no mês em cada ano. Assim você poderá ver, rever e acompanhar as transformações da nossa cidade nos ultimos anos.



Fevereiro de 2008 (todas as postagens)


Fevereiro de 2009 (todas as postagens)


Fevereiro de 2010 (todas as postagens)

Fevereiro de 2011 (todas as postagens)

Fevereiro de 2012 (todas as postagens)
LEIA MAIS...

20/02/2012

EM BOQUEIRÃO, REFORMA DE ESCOLAS ADIAM INÍCIO DAS AULAS PARA MARÇO

Por conta das obras de reformas que as duas maiores escolas municipais vem recebendo, o início do ano letivo em Boqueirão do Piauí foi adiado para o dia 05 de março. As reformas das escolas Nossa Senhora de Fátima e Gerônimo Abreu começaram ainda em janeiro e devem ser concluídas na última semana deste mês. Outras onze unidades escolares da zona rural também receberam serviços de reparo.

A escola Nossa Senhora de Fátima é a maior do município e foi construída ainda na década de 1960, desde então já recebeu algumas obras de reparo e ampliação. Só nos últimos três anos foram construídos e anexados ao prédio: uma sala de aula, um pátio coberto, banheiros, cozinha e obras de inclusão para necessidades especiais. Este ano as escolas em reforma estão recebendo piso com cerâmica em todas as salas de aula.
A secretária de educação, Irene Sales, informou que o calendário escolar já foi adaptado para o ano letivo e que o encontro pedagógico será realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro.
LEIA MAIS...

19/02/2012

VEJA COMO FOI A FOLIA DE CARNAVAL EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

O sábado de Carnaval de Boqueirão do Piauí foi só alegria e animação com os blocos organizados fazendo a festa em suas concentrações e depois curtindo as atrações na praça da cidade.

Uma multidão participou do evento na praça com gente de todas as cidades da região, o que mostra o crescimento da festa a cada ano aqui em Boqueirão.

Os foliões foram animados pelas bandas Paixão Nordeste e Swigueira Dipinote que agradaram com seus repertórios atualizados e com as tradicionais músicas de carnaval.

Entre uma atração e outra foi feito o lançamento da Festa do Trabalhador com a banda Mastruz com Leite no dia 1º de maio deste Ano. Também lembrou-se da morte prematura do folião Danilo Abel, ocorrida no início da semana, com um minuto de silêncio respeitado por todos os presentes.


Hoje a festa continua com uma feijoada na concentração dos Papaléguas e muita curtição na concentração dos Normais. A tarde tem mais carnaval no Povoado Rua Dez no Bar da Francimar.

- Veja mais fotos no álbum deste blog que você pode acessar no menu FOTOS na parte superior.
LEIA MAIS...

16/02/2012

IRMÃ GORETE ANUNCIA SUA SAÍDA DO MUNICÍPIO DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Em uma reunião de pais da Escolinha Irmã Rosita Paiva, nesta quinta-feira, a Irmã Gorete e coordenadora da escola, anunciou que será transferida para missão em outra cidade - decisão tomada pelo Instituto Josefinas.

O Instituto Josefinas, com sede em Fortaleza-CE, é onde são formadas freiras católicas que são destinadas para várias cidades do Brasil, onde dedicam aos trabalhos da pastoral e atuam também nas áreas da educação e da saúde. Na Diocese de Campo Maior, as irmãs josefinas estão presentes em três municípios: Coivaras, Nossa Senhora de Nazaré e Boqueirão do Piauí.

Irmã Gorete é natural de Itaperuá-PB e chegou em Boqueirão em abril de 2009, depois de já ter desenvolvido trabalhos religiosos em quatro outros estados do país. Nesse pouco tempo a irmã conquistou a todos com seu carisma e dedicação ao trabalho religioso. Em sua fala de despedida, ela se emocionou ao lembrar da saudade que vai sentir das crianças da escolinha Rosita Paiva, emoção que contagiou a todos presentes na reunião.

Aliás, a Escolinha Rosita Paiva existe aqui na cidade desde 1992 é mantida pela Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima em parceria com o município. A escola se dedica ao ensino do maternal até o 2º Ano do Ensino Fundamental. A primeira turma saiu em 1993, como você pode conferir na imagem mostrando a primeira turma e a turma de 2011. - Será que você conhece alguém aí? - Algumas que ja foram alunas da escola hoje estão trabalhando como professoras.
O trabalho das irmãs josefinas em Boqueirão do Piauí começou no final da decada de 1980 com as irmãs Francisquinha e Guadalupe. Depois vieram outras que também marcaram os corações dos boqueirãoenses, entre elas lembro-me de citar. Irmã Luiza, Irmã Eunice, Irmã Eronildes, Irmã Cláudia, Irmã Biá, Irmã Raimunda e Irmã Cléia. A presença das irmãs em nossa cidade inspiraram algumas boqueirãoenses a seguir essa vocação religiosa - duas já são formadas: a Irmã Socorro e a Irmã Jesus.
LEIA MAIS...

14/02/2012

ALTERAÇÃO NA PROGRAMAÇÃO PARA O CARNAVAL EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Após uma reunião com representantes dos blocos de carnaval de Boqueirão do Piauí, a prefeitura municipal decidiu fazer algumas alterações na programação do evento neste ano.

A folia que iria acontecer nos dias 17 e 18, agora vai acontecer somente no sábado dia 18. A mudança se deu após a perda prematura de Danilo Abel, que fazia parte do bloco Papaléguas. Para tanto, em respeito a família do rapaz, só ficou decidido a mudança após uma consulta aos seus familiares.

A intensão dos representantes dos blocos, é de que haja uma homenagem a alegria e irreverência do jovem Danilo que sempre gostou de brincar o carnaval. Será importante, portanto, o exercício da união, da harmonia e das brincadeiras respeitosa entre todos os blocos.

A animação dos foliões será por conta das bandas Paixão Nordeste e Dipinote para manter o carnaval que, cada vez mais, vem atraindo foliões de outros municípios.
LEIA MAIS...

13/02/2012

BELEZAS E MISTÉRIOS DO RIO LONGÁ EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Aspectos do Rio Longá no município de Boqueirão do Piauí. Neste trecho as paisagens são exuberantes e são aproveitadas para o lazer e para a pesca.

No local também é possível observar uma figura, semelhante a uma pegada humana, cravada na rocha, conhecida popularmente como Rastro de São Pedro. A sabedoria popular faz sentido considerando a possibilidade da figura ter sido formada pelas interpéries do tempo atribuída ao santo. Mas a semelhança com uma pegada e a forma como está inserida na rocha provoca a curiosidade de quem ver e se torna um mistério.

Essa parte do rio - Barragem, Poço Redondo e Moita - fica apenas 4km da sede do município e é bem movimentado, especialmente nos finais de semana pelos banhistas e por quem curte uma pescaria.
LEIA MAIS...

MUITOS AMIGOS ACOMPANHARAM O CORTEJO DO CORPO DE DANILO ABEL

Muitos amigos acompanharam o cortejo do jovem Danilo Abel que teve sua vida interrompida num acidente de transito ontem na BR 343. A maioria eram jovens membros do bloco de carnaval Papaléguas, do qual Danilo também fazia parte.  O sepultamento foi por volta das 17h00.

Flávio Carvalho, um dos mais abalados com a morte do amigo, contou que no domingo esteve com Danilo e outros amigos, até a tarde quando combinaram de se encontrarem novamente em Campo Maior, o que não ocorreu. "Depois de muito esperar e tentativas de contato por telefone, soubemos de um acidente e nos dirigimos para o necrotério onde ajudei a reconhecer o corpo" contou Flávio.

Durante todo o dia, deste 13 de fevereiro, amigos de várias partes do Brasil prestaram homenagens a Danilo através das redes sociais ou por mensagens de celular.- Veja algumas postadas no Facebook:

Elicyonet Ribeiro · mto triste... amigo vc vai sempre estar em nossos corações...
que deus o tenha em um bom lugar... sempre tão alegre, feliz...ñ dar nem pra acreditar nessa tragédia

Otonelson Saraiva Leaosó temos a lamentar muito o q aconteceu, é realmente uma grande tragédia, todos de boqueirão estamos triste, um abraço a família ilutada...

Maricelia Lima · MEU DEUS É MEU AMIGÃO MUITO TRISTE TOU ABALADA
Jordana Marques · perdemos um grande amigo ele adorava minhas filhas adeus danilo que deus ti coloque em um bom lugar

Maurício Ferreira da Silva 
nesse momento fiko muito entristecido com tudo pois era um grand amigo( fik cim deus ``show man``

Cidicleia Salles · mto triste uq aconteçeu com meu amigo, uma pessoa de beem, amigo de todos, a cidade toda em LUTO, que o senhor JESUS possa colocar ele em um boom lugar.

Nataylane Oliveira ainda naum estou acreditando!

Zeza Gomes au como prima é difícil acreditar e ainda estando tão longe como eu estou, mas Deus quis assim.

Milla Conrado Danilo meu amigo q Deus o Tenha em um bom lugar (inesquecível)
LEIA MAIS...

12/02/2012

ACIDENTE VITIMA JOVEM BOQUEIRÃOENSE NA BR 343


Um trágico acidente ocorrido na tarde deste domingo, dia 12, em que um caminhão se chocou com uma moto (bis 100) na BR 343, vitimou um jovem boqueirãoense. O acidente foi por volta das 18h00 quando, segundo testemunhas, o caminhão tentou uma ultrapassagem perigosa nas proximidade do Monumento Jenipapo no município de Campo Maior e colheu frontalmente a moto conduzida pela vítima.

A vítima era o jovem Danilo Abel de Oliveira de 23 anos, bastante conhecido da cidade de Boqueirão do Piauí. Era o filho mais novo de três irmãos, profissional de solda industrial e estava se dirigindo para a cidade de Campo Maior.

A notícia abalou toda a cidade pela maneira como foi interrompida a vida e pela lembrança de um jovem alegre e divertido como era Danilo Abel.
LEIA MAIS...

11/02/2012

PRIMEIRO ENCONTRO DE PAREDÕES DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Neste 11 de fevereiro aconteceu o primeiro encontro de paredões de som da cidade de Boqueirão do Piauí. O evento foi realizado no Clube da Galera e atraiu um bom público.

Os dez carros de som que compareceram disputaram em duas modalidades: paredões de som e porta mala. Eram avaliados a qualidade, volume e outros atrativos que cada som podia apresentar.

Os vencedores da competição foram: Impacto Som de Campo Maior, na modalidade paredão; Astra Pancadão de Cocal de Telha, na modalidade porta mala. A premiação foi de trezentos reais para o primeiro colocado e de duzentos reais para o segundo. 
LEIA MAIS...

09/02/2012

CONSTRUÇÃO DA UBS DE BOQUEIRÃO PIAUÍ ESTÁ PARADA HÁ MESES


A construção do prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Boqueirão do Piauí está parada há mais de um ano e já se encontra em estado de depredação. O governo alega que a empreiteira responsável (Vale do Parnaíba) abandonou a obra e a Secretaria Estadual de Saúde poderá acionar a justiça.

Segundo o prefeito Raimundo Pinto, nos próximos dias está sendo agendando um encontro entre ele e a Secretária Estadual de Saúde, Lilian Martins, para tratar da conclusão da obra ainda este ano.
Quando concluída a UBS vai oferecer estrutura básica para atendimentos de saúde mais especializados, inclusive estrutura para pequenas cirurgias e partos. Todo o atendimento será de responsabilidade do município.

Dentre as obras do governo, não é só a construção da UBS que está parada, há também o prédio da Universidade Aberta, cuja construção não é retomada há meses.

Na vizinha cidade de Boa Hora (a 9km) as obras também estiveram paradas, mas foram retomadas e a UBS já está sendo concluída e Universidade Aberta está com o prédio pronto.
LEIA MAIS...

06/02/2012

SAIBA COMO EXPLORAR MELHOR O NOSSO BLOG

O Blog Boqueirão do Piauí foi criado em setembro de 2007 com o objetivo de divulgar a nossa cidade e informar fatos relevantes aos boqueirãoenses espalhados pelo mundo.

Os textos aqui postados, embora representam pontos de vista sobre vários aspectos de nosso município, também não deixa de ser um registro da história recente e um resgate da história e cultura do nosso povo.

Aproveite e divulgue para os amigos. Agradecemos.
LEIA MAIS...

03/02/2012

FALTA CIMENTO E OBRAS PARAM EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

O setor de construção civil em Boqueirão do Piauí costuma ser bem aquecido durante todo o ano, devido às diversas construções espalhadas por todo o município que impulsiona o crescimento da cidade e movimenta o comercio local. Prova disso é que, nos últimos anos, várias lojas de materiais de construções foram abertas na cidade.

Mas nesse inicio de ano o setor vem amargando prejuízos pela escassez de cimento. O problema observado em Boqueirão do Piauí, também ocorre em muitas outras cidades do estado ocasionando vários transtornos. Por exemplo, atrasos em várias obras fazendo muitos profissionais autônomos da construção civil ter dias de trabalho perdidos. Além disso o comércio também sente o desaquecimento das vendas de outros produtos associados ao setor.

De acordo com um comerciante local, a escassez de cimento foi causado por um problema tecnico na fábrica de cimento Poty, em Sobral-CE. Outra fábrica do produto, que fica no Maranhão, não vem conseguindo atender a demanda pela matéria prima. - O pior é que não há previsão para que as coisas volte ao normal.
LEIA MAIS...

01/02/2012

EQUIPE DO GOOGLE EARTH ESTEVE EM BOQUEIRÃO DO PIAUÍ

Na manhã desta quarta-feira, um carro do Google Earth esteve fotografando as principais ruas da cidade de Boqueirão do Piauí.

A equipe faz parte do serviço de mapas em 360 graus do Google que pretende fotografar toda a malha viária do Brasil disponível no Google Maps. Com essas fotografias será possível visualizar as ruas da cidade em 3D utilizando o programa Google Earth.

Não se sabe ainda quando o serviço em 3D estará disponível. Atualmente é possível visualizar quase todo o município de Boqueirão do Piauí com fotos atualizadas em 2006.
LEIA MAIS...